.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Projeto é coordenado pela UFABC e pelo Consórcio ABC
A reunião geral mensal do Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC, realizada nesta segunda-feira (14/4) contou com a presença de representantes das Secretarias de Educação dos municípios de Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, incluindo o secretário municipal de Educação, Felipe Sartori Sigollo. O projeto é coordenado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O diálogo com as gestões municipais é fundamental para o andamento do trabalho do Observatório, pois viabiliza a parceria para a realização do diagnóstico participativo da educação no Grande ABC, preparatório à construção dos próximos planos de educação. Tais ações estão previstas para implementação em 2025 e 2026.
Na ocasião realizou-se um resgate das ações do Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC, destacando o projeto-piloto desenvolvido com o município de Diadema em 2024, por intermédio do Observatório de Educação local, do qual originou-se um Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação da cidade, lançado em seminário realizado de 30 de outubro a 1° de novembro, na UFABC.
O coordenador do projeto, professor Salomão Ximenes, da Universidade de São Paulo (USP), destacou ainda que essa primeira experiência teve caráter piloto, com o objetivo de colaborar para pensar e desenvolver o monitoramento nas demais cidades do Grande ABC, conforme cada contexto e especificidade a ser dialogada com a equipe técnica do Observatório e instituições parceiras.
Também foi apresentada proposta inicial de ciclo de debates com o objetivo de ampliar o alcance das discussões e conteúdos produzidos no âmbito do Observatório, por meio de transmissões no canal do Observatório no Youtube (@ObservatóriodeEducaçãodoABC).
Serão realizadas ainda formações que devem atender a demandas das gestões municipais, dos fóruns de educação e de educadores, estreitando o diálogo com pesquisadores e pesquisadoras do projeto. O primeiro debate com transmissão no canal no Youtube deve acontecer no dia 28 de abril, a partir das 18h, e abordará os dados do Censo Escolar 2024, divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a tramitação do projeto de lei de Plano Nacional de Educação.
A transmissão do debate poderá ser acompanhada de link no Youtube.