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Cultura - Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025

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Preparação para o Congresso de História destaca trajetória da educação no Grande ABC

Evento preparatório reuniu pesquisadores e gestores para debater trajetórias da escolarização na região


Preparação para o Congresso de História destaca trajetória da educação no Grande ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu nesta quinta-feira (9/10) mais uma ação preparatória do Congresso de História do Grande ABC. Com o tema “Memórias da Educação do Grande ABC”, o encontro reuniu pesquisadores, educadores e gestores públicos para refletir sobre a formação histórica da educação na região e sua influência na construção das identidades locais.


Organizado pelo Grupo Técnico História e Memória do Consórcio ABC, o encontro preparatório ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, em São Bernardo do Campo. O equipamento será palco da 16ª edição do evento regional, que será realizada de 4 a 7 de novembro.


A atividade contou com a participação das professoras Claudia Panizzolo, docente e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Cultura e História (GEPICH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Adriana Santiago Silva, diretora da doutoranda e integrante do mesmo grupo de pesquisa.


Em sua apresentação, Claudia Panizzolo destacou a importância de compreender a história regional como parte integrante da história nacional. A pesquisadora abordou os processos de formação das comunidades do ABC desde o século XVIII, evidenciando as transformações populacionais, a presença de indígenas, pessoas escravizadas, libertas e imigrantes, e o impacto desses grupos na constituição das primeiras instituições escolares.


A pesquisadora apresentou também o papel das escolas étnicas italianas em São Bernardo do Campo, que surgiram no início do século XX como resposta à carência de instituições públicas e contribuíram para o desenvolvimento educacional local.


Complementando a reflexão, Adriana Santiago Silva apresentou parte de sua pesquisa de doutorado sobre as origens da educação na região, com foco em São Bernardo entre os séculos XIX e XX. O trabalho reúne mais de 1.500 documentos provenientes de acervos do Centro de Memória de São Bernardo do Campo, do Museu de Santo André e do Arquivo Público do Estado de São Paulo.


Entre os personagens históricos resgatados, Adriana destacou o Padre Thomaz Antônio Innocencio Lustosa, nomeado em 1830 como o primeiro professor de Primeiras Letras da então Freguesia de São Bernardo, e Francisco Martins Bonilha, primeiro inspetor de ensino e figura central na organização da instrução pública regional. Esses relatos ajudam a compreender o surgimento das primeiras escolas isoladas, noturnas e grupos escolares.


Ao fim do encontro, as pesquisadoras reforçaram que revisitar a história educacional do Grande ABC não é apenas um exercício acadêmico, mas uma forma de valorizar a trajetória coletiva e fortalecer as políticas públicas em educação.


O evento integra a programação das ações preparatórias do Congresso de História do Grande ABC e reforça o compromisso da região com a preservação da memória e da identidade local.

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