Notícias

Consórcio ABC apresenta projetos regionais para estudantes de universidade pública peruana

Grupo de estudantes da Universidade Nacional Federico Villarreal, do Peru, acompanha apresentações sobre principais ações articuladas regionalmente pela entidade

08/08/2019

Alunos da Universidade Nacional Federico Villarreal, de Lima (Peru), visitaram nesta quinta-feira (8/8) o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e conheceram dados territoriais e socioeconômicos detalhados das sete cidades e políticas públicas pensadas, articuladas e desenvolvidas em âmbito regional por meio da entidade que une as prefeituras do ABC.

O grupo, composto por estudantes das áreas de administração e negócios, realiza nesta semana uma missão acadêmica internacional com foco em visitas técnicas a instituições públicas e privadas em São Paulo e nas cidades do Grande ABC.

Durante a visita, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, apresentou o histórico da fundação da entidade regional, criada em 1990, e as principais realizações do colegiado de prefeitos ao longo das últimas décadas, graças à articulação conjunta dos municípios.

“As cidades que formam o Grande ABC têm dimensões e populações distintas, mas os desafios são homogêneos. Regionalmente, existe uma grande interdependência socioeconômica, o que justamente estimulou a cultura de pensar as políticas públicas de forma integrada”, afirmou Brandão.

Entre as principais ações mantidas pelo Consórcio ABC, o secretário-executivo apresentou resultados conquistados pelo Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, de proteção às mulheres em situação de violência doméstica, pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC) e pelo Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), que faz treinamento dos Guardas Civis Municipais (GCMs) da região.

A missão dos estudantes é realizada por meio de parceria entre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a organização Opção Brasil e Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração (AUALCPI).

O professor Ricardo Carvalho de Almeida, coordenador de relações institucionais e universitárias da USCS, ressaltou a importância do intercâmbio de informações. “Da mesma forma que recebemos grupos de outros países, este processo permite uma colaboração recíproca para enviarmos professores e estudantes brasileiros para experiências semelhantes no exterior”, afirmou.

Tags

EDUCAÇÃO