Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Sexta-feira, 13 de Novembro de 2015

ABC projeta ecossistema de inovação seguindo modelo de Florianópolis

Comitiva da região realizou visitas para conhecer de perto a experiência de implantação e gestão de ambientes tecnológicos em Santa Catarina

ABC projeta ecossistema de inovação seguindo modelo de Florianópolis

Para impulsionar o crescimento regional a partir da modernização de estruturas produtivas, o ABC busca experiências exitosas em todo o país. Nesta quinta-feira (12), comitiva formada por membros do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento Econômico do Consórcio Intermunicipal e pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC conheceu o ecossistema de inovação da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI, da Incubadora Celta e do Sapiens Parque, localizados em Florianópolis, em Santa Catarina.

Os métodos de implantação e gestão de ambientes de inovação na capital catarinense serão utilizados como modelos inspiracionais para o grupo, que debate, no ABC Paulista, a viabilização de parques tecnológicos que explorem as vocações da região e respeitem a legislação vigente.

“Temos no Grande ABC 56% do território em áreas de proteção ambiental. Nossa preocupação é fugir do modelo tradicional e buscar alternativas para o desenvolvimento econômico. Florianópolis tem essa experiência”, explicou o coordenador do GT Desenvolvimento Econômico do Consórcio e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Rio Grande da Serra, Gilvan Mendonça.

A agenda de visitas teve início pela manhã, com encontro entre a comitiva e profissionais da Fundação CERTI, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina. O ecossistema de inovação de Florianópolis foi apresentado aos gestores do ABC. O grupo visitou os laboratórios da CERTI e seguiu para a incubadora de empresas Celta, onde conheceu projetos incubados e casos bem sucedidos.

“A palavra que define nossa visita é parceria”, declarou o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco. “Buscamos informações e projetamos, com o apoio da Fundação CERTI, a possibilidade de transferência do know howde estruturação do modelo de implantação, gestão e relacionamentos de Florianópolis. Trabalhamos para formatar no Grande ABC um ecossistema de inovação para a indústria, o comércio e serviços, valorizando, principalmente, nosso capital humano”, afirmou Rocco.

No período da tarde, a comitiva do ABC Paulista visitou o Sapiens Parque, um parque de inovação concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos que já são vocações de Florianópolis, como o turismo, a tecnologia, o meio-ambiente e serviços especializados.

O empreendimento foi idealizado pela CERTI, com apoio do Governo Estadual de Santa Catarina. O Sapiens Parque faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico regional que envolve projetos como a incubadora CELTA, entre outras iniciativas do sistema local de inovação.

Também presente na comitiva, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, reforçou que a estrutura já instalada em Florianópolis será importante modelo no processo de implantação do Parque Tecnológico de Santo André.

“Queremos para o Grande ABC o que há de mais avançado em termos de inovação. Certamente a experiência que conhecemos hoje se enquadra nisso”, afirmou

O grupo contou, ainda, com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Paulo Silotti, que apontou, entre os aspectos que considerou destaque no sistema de inovação catarinense, o envolvimento de jovens no Sapiens Parque, referência que também pode ser utilizada regionalmente pelo ABC.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22