Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Terç
23/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0

Assuntos Jurídicos - Quarta-feira, 29 de Abril de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Grande ABC volta a discutir medidas para viabilizar Banco do Povo Paulista

Prefeituras da região buscam alternativas para as cláusulas impostas pelo Estado que determinam que as cidades devem arcar integralmente com a inadimplência


Grande ABC volta a discutir medidas para viabilizar Banco do Povo Paulista

As condições estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo aos municípios para a renovação dos convênios celebrados com o Banco do Povo Paulista voltaram à pauta de discussões do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econômico, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, nesta quarta-feira (29). A reunião, realizada na sede da entidade, contou com a participação do GT Jurídico, que estudará a legislação e as informações de cada cidade para embasar, tecnicamente, proposta alternativa.

As cláusulas de Termo de Aditamento aos convênios existentes entre as prefeituras e a instituição financeira impuseram aos municípios assumir de forma “irrevogável e irretratável todas as operações inadimplentes acima de 180 dias” (item 2.2.14, do Primeiro Aditamento ao Convênio). “Nosso entendimento é que essa determinação é injusta. As operações de crédito não dependem dos municípios. O risco com a inadimplência tem que ser proporcional ao aporte feito pela cidade ao Banco, que é de 10%. O restante é com o Estado, que está transferindo todos os riscos para os municípios”, explicou o coordenador do GT Desenvolvimento Econômico e secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Grande da Serra, José Gilvan Mendonça da Cunha.

Para dimensionar o impacto das cláusulas que estão sendo questionadas no convênio, levantamento realizado no início deste ano indica que o total de inadimplência nas unidades do Banco do Povo Paulista no ABC, em relação ao fundo dos municípios disponível para financiamentos, resultaria em déficit de 46,3%. Ou seja, as prefeituras teriam que aportar mais recursos para cobrir a inadimplência, bem como para restabelecer a participação proporcional neste fundo.

Entre as possibilidades discutidas pelo GT Desenvolvimento Econômico e pelo Fórum de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo está a responsabilização proporcional do Estado e dos municípios sobre a ocorrência de operações inadimplentes, de acordo com a constituição do fundo (90% Estado e 10% prefeituras).

Até que estas divergências sejam devidamente esclarecidas e equacionadas, o GT Desenvolvimento Econômico manterá o posicionamento da Assembleia de Prefeitos, indicando que não sejam renovados os contratos com o Banco do Povo Paulista.

“Todas as cidades estão dispostas a encontrar alternativas para manter aos micro e pequenos empreendedores acesso ao crédito. É importante ressaltar que somos favoráveis ao combate à inadimplência, com a criação de mecanismos legais para que tanto Estado quanto municípios possam reduzir a incidência de atrasos dos pagamentos”, afirmou Mendonça da Cunha.

Além de gestores municipais de Desenvolvimento Econômico e Jurídico das prefeituras, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, que é Coordenador do Fórum de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, acompanhou a reunião e endossou a importância de discutir condições mais coerentes e viáveis para os municípios manterem convênio com o Banco do Povo Paulista. “Após os debates e deliberações, vamos levar a experiência que estamos tendo no Grande ABC, que é referência em governança regional, para as demais cidades do Estado que também estão vivendo esse embate”, disse.

Em junho de 2014 o Consórcio Intermunicipal encaminhou Ofício ao presidente, vice presidente e coordenador do Banco do Povo Paulista apresentando propostas para não onerar os municípios com a responsabilidade de assumir 100% dos casos de inadimplência. O grupo também se reuniu com a coordenação do Banco para tratar sobre o assunto. No último ano, a questão foi debatida, ainda, por diversos municípios da Região Metropolitana de São Paulo e interior no Fórum de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico do Estado.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

557 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.