.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 31 de Agosto de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio realiza primeira reunião do Grupo Temático Educação Inclusiva

Consórcio realiza primeira reunião do Grupo Temático Educação Inclusiva


Consórcio realiza primeira reunião do Grupo Temático Educação Inclusiva

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta quarta-feira (31), a primeira reunião do Grupo Temático de Educação Inclusiva. A iniciativa foi criada em junho, durante o I Seminário de Educação Inclusiva da Região ABCDMRR, realizado em Santo André, e oficializada durante reunião do Grupo de Trabalho Educação, no último dia 12.

Durante a reunião, foram apresentados os membros do novo Grupo Temático, que deve eleger seu coordenador, suplente e relator no próximo encontro. Os representantes dos municípios discutiram a organização de um segundo seminário voltado à questão. “É muito boa a interação com o público fora do universo da educação inclusiva, ao pensar em um novo seminário”, disse Érica Faustino, coordenadora do Programa de Inclusão de São Caetano do Sul.

Até a realização do seminário, o grupo deve elaborar um Caderno de Inclusão do Grande ABC, cujo lançamento deve ocorrer em dezembro. “O objetivo é levantar a discussão para o público leigo, diferente do primeiro seminário que propôs o ouvir das necessidades dos sete municípios, além de apresentar a síntese da estrutura das cidades e delinear os desafios”, acrescentou Deigles Giacomelli Amaro, terapeuta ocupacional da Assessoria Técnica Pedagógica de Mauá.

O Grupo Temático Educação Inclusiva tem como objetivos, entre outros, a troca de experiências e a proposição de ações para a universalização do acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

As ações devem ser realizadas preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, de acordo com a Meta 4 do Plano Nacional de Educação.

Conceito

O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, a partir da Declaração de Salamanca. Segundo sua perspectiva, o foco não são as necessidades educativas especiais de cada aluno, mas os ambientes e recursos que devem ser acessíveis para responder a estas especificidades. Desta forma, é possível a integração entre todos os estudantes, permitindo um desenvolvimento conjunto.

586 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.