Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 23 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Educação - Quarta-feira, 31 de Agosto de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio realiza primeira reunião do Grupo Temático Educação Inclusiva

Consórcio realiza primeira reunião do Grupo Temático Educação Inclusiva


Consórcio realiza primeira reunião do Grupo Temático Educação Inclusiva

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta quarta-feira (31), a primeira reunião do Grupo Temático de Educação Inclusiva. A iniciativa foi criada em junho, durante o I Seminário de Educação Inclusiva da Região ABCDMRR, realizado em Santo André, e oficializada durante reunião do Grupo de Trabalho Educação, no último dia 12.

Durante a reunião, foram apresentados os membros do novo Grupo Temático, que deve eleger seu coordenador, suplente e relator no próximo encontro. Os representantes dos municípios discutiram a organização de um segundo seminário voltado à questão. “É muito boa a interação com o público fora do universo da educação inclusiva, ao pensar em um novo seminário”, disse Érica Faustino, coordenadora do Programa de Inclusão de São Caetano do Sul.

Até a realização do seminário, o grupo deve elaborar um Caderno de Inclusão do Grande ABC, cujo lançamento deve ocorrer em dezembro. “O objetivo é levantar a discussão para o público leigo, diferente do primeiro seminário que propôs o ouvir das necessidades dos sete municípios, além de apresentar a síntese da estrutura das cidades e delinear os desafios”, acrescentou Deigles Giacomelli Amaro, terapeuta ocupacional da Assessoria Técnica Pedagógica de Mauá.

O Grupo Temático Educação Inclusiva tem como objetivos, entre outros, a troca de experiências e a proposição de ações para a universalização do acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

As ações devem ser realizadas preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, de acordo com a Meta 4 do Plano Nacional de Educação.

Conceito

O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, a partir da Declaração de Salamanca. Segundo sua perspectiva, o foco não são as necessidades educativas especiais de cada aluno, mas os ambientes e recursos que devem ser acessíveis para responder a estas especificidades. Desta forma, é possível a integração entre todos os estudantes, permitindo um desenvolvimento conjunto.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

391 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.