Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2023

Marcelo Oliveira toma posse como presidente do Consórcio ABC

Cerimônia que marcou retorno de Mauá ao comando da entidade após 22 anos reuniu prefeitos, parlamentares, representantes do governo estadual e ministros de Estado

Marcelo Oliveira toma posse como presidente do Consórcio ABC

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, tomou posse nesta sexta-feira (3/2) como presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A cerimônia, realizada na sede da entidade regional, reuniu prefeitos, parlamentares, representantes do governo estadual, de associações de empresas e de sindicatos de trabalhadores e contou com a presença dos ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Diante de um auditório completamente lotado, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, transmitiu o cargo e destacou o papel do Consórcio ABC como órgão de governança regional para promover políticas públicas e desejou êxito para o sucessor.

“Foi uma honra poder presidir o primeiro consórcio público do Brasil por três mandatos, dois deles durante a pandemia. Esse período nos mostrou como é importante a integração dos municípios para tomar decisões conjuntas que surtem mais efeito na vida das pessoas. Esse órgão é um exemplo para todo o Brasil”, afirmou Paulo Serra. O prefeito de Santo André comandou a entidade regional em 2019, 2021 e 2022.

Com a posse de Marcelo Oliveira, Mauá assume a presidência do órgão intermunicipal pela segunda vez e após 22 anos. O novo presidente do Consórcio ABC ressaltou a importância da entidade em um cenário de afirmação da democracia brasileira e fez um resgate de conquistas do órgão ao logo de suas mais de três décadas de existência.

“Este é, acima de tudo, um momento de retomada e fortalecimento das nossas instituições. Este Consórcio Intermunicipal é historicamente uma instituição de diálogo e de articulação entre os municípios consorciados. Construir agendas prioritárias junto aos governos estadual e federal será uma prioridade nossa em benefício da região”, ressaltou.

O ministro do Trabalho pontuou a importância de fortalecer o papel do Consórcio ABC como instrumento de discussão e implementação de políticas públicas para a região.

“Nós todos e todas podemos e devemos estar imbuídos na construção de grandes oportunidades. O desafio da geração de emprego e renda, a economia solidária, a economia formal, a reindustrialização, tudo isso passa fortemente pelos municípios”, afirmou Luiz Marinho, que presidiu o Consórcio ABC em 2013, 2014 e 2016 enquanto prefeito de São Bernardo do Campo.

Em sua fala, o ministro Alexandre Padilha recordou que o Consórcio ABC, idealizado pelo prefeito Celso Daniel (1951-2002), de Santo André, inspirou a criação de outros consórcios em todo o país e ressaltou a importância do órgão intermunicipal.

“A democracia depende muito das lideranças, mas às vezes os homens e as mulheres falham. Por isso, o que garante a democracia é a virtude das instituições que consigam sobreviver inclusive a decisões erradas de algumas lideranças. Primeiro consórcio público criado no nosso país, o Consorcio ABC é um dos grandes exemplos de instituição do Brasil”, afirmou.

Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Marcos Penido, colocou o governo estadual à disposição das pautas do Grande ABC.

“Cada município do Grande ABC tem sua história, sua pujança e sua força. Juntos, eles são muito mais fortes. Os municípios estruturados, somados e reunidos na forma de um consórcio público podem fazer com que as políticas públicas cheguem de uma maneira mais ágil e forte para atender às demandas da população”, explicou.

A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, representando o vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, que se recupera de um tratamento de saúde, e dos prefeitos de Ribeirão Pires, Guto Volpi, e de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli.

Também participaram da solenidade a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano; o deputado federal Alex Manente; os deputados estaduais Ana Carolina Serra, Ediane Maria, Luiz Fernando, Teonilio Barba e Rômulo Fernandes; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo da Silva; o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Matheus; o coordenador do programa SP+Consórcios, Rafael Goffi; o gerente executivo do  Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), Francisco Ruiz; o diretor de Relações Públicas e Governamentais da GM e vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Adriano Barros; o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil China (CCDIBC), Fábio Hu; entre outras autoridades.

Foto: Evandro Oliveira/PMM

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/04/2024